O luxo apresenta novas urgências na relação com os consumidores e tem como chave para a solução de alguns problemas a personalização. As empresas do segmento adaptaram rapidamente a sua mentalidade e, por sua vez, seus métodos e ferramentas para encantar o cliente e lidar com as novas mudanças.
A personalização foi um dos destaques do marketing de luxo para o fortalecimento de estratégias de conexão da marca. Exemplos como o serviço de DIY da Gucci, em que o cliente pode personalizar os produtos com letras, cores e materiais diferenciados e usufruir de uma peça única. A Burberry seguiu pelo mesmo caminho com a estratégia Bespoke, permitindo aos clientes escolher o estilo, tecido e cor do trench coat, a peça ícone da marca.
Essa estratégia tem como motivação o desejo de expressar a sua singularidade dos clientes, para que a padronização e a exposição desses produtos não seja um risco para as marcas, essa ação está transformando a indústria do luxo e a as empresas que se inspiram nelas. O mesmo movimento é percebido pelas empresas de arquitetura e design de interiores, como no caso da Hunter Douglas, representada na capital gaúcha pela Bela Vista Cortinas.
Os ambientes estão cada vez mais modernos e detalhados para que haja a essência do cliente. A escolha da cortina ideal passa por um processo que deve envolver toda a ornamentação do ambiente e a Hunter Douglas trouxe a tendência da personalização para que os clientes possam imprimir cores e estilos em uma de suas linhas de cortinas rolô.
A linha Etherea é especial, com estampas que remetem às quatro estações do ano. As cinquenta estampas apresentam desenhos com cores, texturas, folhas e flores com o intuito de agregar formas orgânicas em diferentes tonalidades. Além disso, o cliente pode utilizar cortinas totalmente personalizadas de acordo com o seu ambiente, ornamentar com papéis de parede ou com as tonalidades e texturas do ambiente.
Para Vinicius Nery, proprietário da Bela Vista Cortinas, a Hunter Douglas possui uma característica de estar sempre atenta às inovações do mercado e visa facilitar as vontades dos clientes, propondo produtos que estejam à frente do tempo e agreguem beleza e funcionalidade ao ambiente. A empresa, por sua vez, conhece com maior proximidade o cliente e consegue orientá-lo para o que irá compor da melhor maneira o ambiente, de forma elegante e moderna.
Cintia Finkler
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